Você sabe o que é ser dependente emocional? Será que é possível parar de ser dependente emocional e continuar com a pessoa? A resposta é sim, desde que haja um comprometimento de ambas as partes em mudar a dinâmica do relacionamento e buscar um equilíbrio entre o amor próprio e o amor pelo outro.
A dependência emocional é um problema que afeta muitas pessoas em seus relacionamentos. Ela se caracteriza por uma necessidade excessiva de aprovação, atenção e afeto do outro, que pode levar a comportamentos de submissão, ciúme, insegurança e medo da rejeição.
Se você está passando por esse problema, saiba que o Espaço Recomeçar pode te ajudar a superar essa dependência e manter o seu relacionamento. Veja mais detalhes a seguir!
Conteúdo
ToggleO que é dependência emocional no casamento?
A dependência emocional no casamento é um tipo de dependência afetiva que se manifesta na relação conjugal.
Ela ocorre quando um dos cônjuges, ou ambos, sente que não pode viver sem o outro, e que sua felicidade e seu bem-estar dependem exclusivamente do parceiro. Isso faz com que ele abra mão de seus interesses, projetos e valores pessoais, e se dedique inteiramente à relação, colocando o outro em um pedestal e se anulando como indivíduo.
A dependência emocional no casamento pode ter diversas causas, veja a seguir as principais causas para esse problema:
- Traumas de infância;
- Baixa autoestima;
- Carência afetiva;
- Insegurança;
- Medo da solidão;
- Dificuldade de lidar com as emoções.
Ela pode trazer consequências negativas para a saúde mental e física dos envolvidos, como ansiedade, depressão, estresse, insônia, doenças psicossomáticas, entre outros problemas. Além disso, ela pode comprometer a qualidade e a durabilidade do relacionamento, pois pode gerar dependência, manipulação, chantagem, cobrança, controle, possessividade, violência e infidelidade.
Portanto, a dependência emocional é um grande problema, tanto para as duas partes que passam por isso quanto para a saúde do relacionamento.
Como acabar com a chantagem emocional da esposa?
Como sair da dependência emocional sem sair do relacionamento?
Sair da dependência emocional sem sair do relacionamento é um desafio que requer muita vontade, coragem e persistência.
É preciso ter em mente que a mudança não acontece da noite para o dia, e que é necessário um trabalho contínuo de autoconhecimento, autoestima e autoconfiança. Além disso, é importante contar com o apoio e a compreensão do parceiro, que deve estar disposto a colaborar para que a relação se torne mais saudável e equilibrada.
Veja a seguir 10 dicas de como sair dessa dependência emocional e manter o relacionamento com quem você ama:
- Reconheça que você tem um problema de dependência emocional e que precisa de ajuda;
- Busque ajuda profissional, como um psicólogo ou um Espiritualista;
- Invista em você mesmo, dedique um tempo para cuidar de si mesmo, da sua saúde e da sua felicidade;
- Cultive a sua individualidade, não se esqueça de que você é uma pessoa única, com seus próprios gostos, opiniões, valores, desejos e necessidades;
- Mantenha a sua independência, não dependa do outro para tudo, nem se isole do mundo por causa do seu cônjuge;
- Estabeleça limites e respeite os limites do outro, não permita que o outro invada a sua privacidade, controle a sua vida e manipule as suas emoções;
- Desenvolva a sua autoconfiança, acredite em você, no seu potencial e na sua capacidade;
- Cultive o amor próprio, se ame, se aceite, se respeite e se valorize;
- Fortaleça os seus vínculos afetivos, não se feche em um relacionamento, nem se afaste das pessoas que te amam e te querem bem;
- Busque um equilíbrio entre o dar e o receber, não se doe demais, nem se doe de menos.
O que fazer quando um homem não quer conversar?
Qual o primeiro passo para sair da dependência emocional?
O primeiro passo para sair da dependência emocional é reconhecer que você tem um problema de dependência emocional e que precisa de ajuda.
Muitas vezes, as pessoas que sofrem com esse problema não se dão conta de que estão em uma situação prejudicial, e que precisam mudar. É comum a pessoa negar, minimizar, justificar, ou racionalizar os seus comportamentos e sentimentos, e se apegar à ilusão de que o outro é a sua única fonte de felicidade e de segurança.
Por isso, é fundamental que você faça uma autoavaliação honesta e crítica, e que identifique os sinais da dependência emocional em você e na sua relação. Confira a seguir alguns desses sinais:
- Você sente que não pode viver sem o outro, e que ele é tudo para você;
- Você tem medo de perder o outro, de ser abandonado, de ficar sozinho, de não encontrar ninguém melhor;
- Você se sente ansioso, angustiado, triste, ou deprimido quando o outro está longe, ou quando não recebe a sua atenção ou o seu afeto;
- Você se sente culpado, inferior, ou indigno de ser amado pelo outro, e acha que ele é muito bom para você;
- Você se submete aos desejos e às vontades do outro, e faz de tudo para agradá-lo;
- Você abre mão dos seus interesses e dos seus direitos pessoais, e se dedica exclusivamente à relação;
- Você não tem vida própria, nem rotina, nem trabalho, nem planos fora da relação, e depende do outro para tudo;
- Você se isola das pessoas que te amam, e se afasta de tudo que te faz bem;
- Você se sente responsável pelo outro, e tenta resolver os seus problemas;
- Você se sacrifica pelo outro, e aceita situações que te fazem mal;
Se você se identificou com algum desses sinais, é hora de buscar ajuda e mudar a sua situação. Lembre-se de que você merece ser feliz, e que a sua felicidade não depende de ninguém, apenas de você mesmo.
Conte com a ajuda do Espaço Recomeçar. Entre em contato com a nossa equipe pelo WhatsApp e agende a sua Consulta Espiritual. Assim você poderá realizar o seu atendimento e descobrir o melhor Trabalho Espiritual para a sua situação amorosa.
Veja mais conteúdos como esse aqui no blog. Aproveite para conhecer nossas redes sociais, estamos no Facebook e no Instagram. Veja nossos vídeos no YouTube e ouça nosso podcast.