Compartilhar valores, objetivos e interesses é um dos sinais de que ele é pessoa certa para você. Mas para afirmar: ele é o amor da minha vida, é importante avaliar aspectos como respeito, cumplicidade, comunicação e o sentimento que há entre vocês.
Afinal, existem diversos pontos que determinam o grau de afinidade entre um casal. Por isso, a melhor forma de como identificar o amor da sua vida é avaliar se a pessoa está dentro do perfil amoroso que você espera. A seguir, vamos explicar os sinais que revelam que ele é a escolha certa para você.
Conteúdo
ToggleComo saber se ele é a pessoa certa para mim?
Se você se sente bem e feliz na presença dele, isso pode indicar que ele é a pessoa certa para você. O principal sinal é a forma como você se sente quando está com ele. Mas esse não é o único. O quanto ele se empenha em construir uma relação saudável também é um fator importante.
Confira a seguir 13 sinais que indicam que você encontrou seu grande amor:
- Você sente que é prioridade na vida dele;
- Ele sempre faz elogios, tanto da sua aparência quanto das suas conquistas;
- Ele demonstra interesse pela sua vida;
- O objetivo dele é te fazer feliz sem esperar nada em troca;
- Há confiança e honestidade na forma como vocês se comunicam;
- Vocês já passaram por dias bons e ruins juntos;
- Quando vocês estão juntos, ambos se sentem realizados;
- Ele não tenta mudar você e aceita seus defeitos;
- Você sente a admiração e o orgulho dele por você;
- Quando você erra, ele te ajuda a consertar o erro;
- Você sente que pode ser honesta com ele sobre qualquer coisa;
- Ele fala sobre você para a família e amigos;
- Não esconde nada de você, é um livro aberto.
Se você percebe esses sinais nele, há grandes chances dele ser a pessoa certa para sua vida. Mas para dizer com convicção “ele é o amor da minha vida”, você deve saber como o amor verdadeiro se manifesta.
Como saber se é amor verdadeiro?
O amor verdadeiro é uma conexão entre duas pessoas construída com o respeito, a honestidade e a aceitação. Quando o amor é verdadeiro, ambos se sentem confortáveis na presença um do outro e são livres para serem quem realmente são, sem medo de serem julgados.
Diferente do apego emocional, amar de forma verdadeira, intensa e pura é aceitar os defeitos, respeitar as diferenças, confiar no outro e valorizar suas boas ações. É uma entrega profunda, que requer compromisso e dedicação.
Se você tem dificuldade de identificar os sinais de quando é amor ou de quando é apego emocional, confira a seguir quais são eles:
Comportamentos de quem sente apego emocional
- Ciúme excessivo: quem ama confia, mas não significa que não sinta ciúmes. Contudo, o ciúme excessivo está relacionado ao apego;
- Possessividade: achar que é dono do outro não tem nada a ver com amor verdadeiro;
- Insegurança e medo no relacionamento: são o contrário de relacionamentos saudáveis. Pode haver momentos que a pessoa se sinta frágil, mas quando isso é persistente trata-se de um apego emocional;
- Saudade excessiva: se você não consegue controlar aquela tristeza por estar longe do seu amado, pode ser um grande indício de apego;
- Chantagem emocional: esse é obviamente um comportamento de quem sente apego e não amor.
Comportamentos de quem ama verdadeiramente
- Respeita as limitações: mesmo sendo difícil para você, respeitar os limites do outro mostra que você ama ele;
- Deixa-o livre: o amor é libertador, por isso, você não deve querer prendê-lo. Se você o deixa livre, é porque ama de verdade;
- Ama a si mesma: o amor-próprio é muito importante para dizer se é amor verdadeiro. Afinal, não há como amar outra pessoa se não há amor-próprio;
- Quer estar com ele: querer estar com seu parceiro indica que você ama ele de verdade;
- Fazer planos juntos: se o amor é verdadeiro, você não pensará em seu futuro sem ele ao seu lado.
Como saber se ele é o amor da minha vida?
Uma forma de saber se ele é o amor da sua vida, é considerar se há respeito, diálogo e honestidade em seu relacionamento. Avalie a forma como você se sente com ele e também os esforços dele em nutrir a relação. Esses sinais mostram que você encontrou a pessoa certa para você.
Outros sinais que indicam que ele é o amor da sua vida são:
- Ele não possui segredos com você;
- Celebra as pequenas conquistas ao seu lado;
- Você se sente segura ao lado dele;
- Há muita conexão emocional e física entre vocês;
- A família de ambos apoiam a relação;
- Ambos compartilham os mesmos sentimentos;
- Ele faz você se sentir bem e feliz;
- Você se sente livre com ele e não tem medo de julgamentos;
- Prioriza você em todos os momentos;
- Vocês ficam sem palavras ou rindo o tempo todo sem motivos.
Como os homens demonstram amor?
Os homens demonstram amor estando presente na vida da amada. Seja fisicamente, participando do dia a dia dela, ou emocionalmente, ouvindo e sendo atencioso. O homem quando ama manifesta o seu apoio, admiração e compreensão, sendo o braço direito da sua parceira.
Além disso, há 3 comportamentos que também demonstram o amor de um homem pela amada. Sendo eles:
1. Ele quer saber da sua vida
Quando um homem quer saber da sua vida, é porque ele está preocupado ou quer descobrir mais sobre você. E se você desperta o interesse dele, ele provavelmente te ama.
2. Ele dá satisfação de tudo que faz
Se um homem dá muita satisfação, dizendo onde está, o que está fazendo, quem está com ele, entre outras informações, é porque quer que você confie nele. Isso pode indicar que ele te ama.
3. Ele te chama de apelidos carinhosos
Se ele te chama de apelidos carinhosos, como vida, coração, amor e fala que te ama, tenha cuidado. Muitos homens usam esses apelidos para iludir suas parceiras. No entanto, se aliado a outros comportamentos, isso indica que há amor verdadeiro.
Como ter certeza que ele é o amor da minha vida?
Os principais sinais que indicam que ele é o amor da sua vida é quando há uma comunicação profunda e sincera entre vocês, ambos se preocupam com o bem-estar um do outro e também há disposição e comprometimento com a relação.
O que você sente por ele é também um grande indício do que ele representa para você. Se você o vê como um porto seguro, alguém que você pode confiar e que não te julga por suas opiniões ou atitudes, pode ser que você esteja pronta para admitir: ele é o amor da minha vida.
Qual a diferença do amor para sua vida e o amor da sua vida?
O amor da sua vida é avassalador, ardente e muitas vezes instável, capaz de trazer alegrias, mas também desespero. Por outro lado, o amor para sua vida é uma relação recíproca, que tem diálogo, respeito e compreensão. Embora não seja explosivo e intenso, é maduro e seguro.
Isso significa que nem sempre o amor ardente, aquele que faz perder o sono, sentir borboletas no estômago ou deixam as mãos suando, é a melhor escolha para você. Por outro lado, aquele amor que parece monótono e previsível, pode ser a escolha mais sensata para viver uma vida a dois com tranquilidade emocional.
Quando você sabe que encontrou o amor da sua vida?
Você sabe que encontrou seu grande amor quando a conexão entre vocês vai além do físico, vocês se comunicam sem palavras, entendem o que faz bem ou mal ao outro e se preocupam em fazer um ao outro feliz. A certeza vem de como você se sente em relação a essa pessoa, se é felicidade, paz e harmonia, é o amor da sua vida.
Há ainda outros sinais que você pode observar e que indicam essa conexão tão profunda, como:
- Parece que vocês se conhecem há mais tempo do que de fato é;
- A voz dessa pessoa não sai da sua cabeça;
- É muito mais do que sexo;
- A pessoa não é perfeita e não tem medo de ser honesta com você;
- Vocês compartilham dos mesmos objetivos de vida;
- Há tranquilidade, calma e harmonia na forma como vocês se relacionam.
O amor muitas vezes é acompanhado de dúvidas e medos, mas estar atento aos sinais que indicam que você está no caminho certo é uma boa estratégia para lidar com a vida amorosa com segurança. Preste atenção aos sinais, avalie a forma como você se sente e não se prive de ser feliz.